- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco realiza campanha sobre febre amarela

Fonte: Imprensa UFPE

24/02/2017



Quais os sintomas da febre amarela e suas formas de transmissão? Quem precisa se vacinar? Como os profissionais de saúde devem notificar a doença? Essas e outras dúvidas são respondidas pelo material educativo distribuído aos pacientes e funcionários do Hospital das Clínicas da UFPE, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), através de panfletagem e fixação de cartazes.

“Já ouvi falar da febre amarela, mas não sei como é essa doença, graças a Deus, né? É sinal de que não conheço ninguém com ela, mas é muito importante saber como é que é”, disse a doméstica Dionísia Maria de Assis, de 57 anos.

A campanha foi organizada pelas equipes da Unidade de Gerenciamento de Riscos Assistenciais (Ugra), Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), Núcleo de Epidemiologia e Informações Hospitalares (Nepi), Núcleo de Segurança do Paciente e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

O objetivo é difundir o máximo de conhecimento sobre a doença, que teve grande aumento de casos no Sudeste do Brasil. “Precisamos fazer as pessoas conhecerem. Pernambuco não é uma área de ocorrência, mas, no Carnaval, recebemos muitas pessoas de locais endêmicos e precisamos ficar atentos”, explicou a chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (Ugra), Adélia Cristina.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida pela picada de fêmeas do mosquito aedes aegypti infectadas, vetores que podem ser encontrados em áreas urbanas ou silvestres. A doença é de curta duração e não contagiosa. Entre os seus sintomas estão: febre alta, dor muscular, calafrios, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A vacinação contra a febre amarela apenas é necessária para aqueles que vivem ou vão se deslocar para as áreas de recomendação da vacina.





Versão para impressão     Enviar para um amigo