- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Semestre letivo 2016.2 da UFPE recomeça no dia 9/01. Vai ser instaurado inquérito para apurar danos ao patrimônio e furtos

Fonte: Imprensa UFPE

02/01/2017



As aulas do semestre letivo 2016.2 da UFPE recomeçam no dia 9 de janeiro, tendo como último dia de aulas 8 de fevereiro. As datas integram o novo Calendário Acadêmico-Administrativo do Ensino de Graduação – dos campi Recife, Vitória e Caruaru – para o exercício de 2017, aprovado pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da UFPE.

A reunião foi realizada no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, e teve a participação de professores, técnicos administrativos e estudantes da Universidade. O calendário foi readequado devido ao período da paralisação dos docentes e das ocupações dos centros acadêmicos pelos estudantes. As aulas do semestre 2017.1 começam no dia 6 de março. Veja o calendário completo.

As oito unidades acadêmicas que estavam ocupadas pelos estudantes foram desocupadas nos dias 22 e 23 de dezembro. 

A Defensoria Pública da União (DPU), realizou vistoria nos locais e foram verificadas depredações nos prédios do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e do Centro de Artes e Comunicação (CAC) no período de ocupação por estudantes, tais como pichações no chão, em paredes, portas e colunas, além de arrombamentos de diversas salas de aula e de professores, com destruição de móveis e equipamentos, entre outros.  A Reitoria da UFPE informa que, em função das depredações vai instaurar duas comissões de inquérito administrativo para apurar os danos ao patrimônio público e furtos ocorridos nas dependências dos dois centros.

Nos demais prédios em que também houve ocupação por parte de estudantes, como o Centro de Biociências, Centro de Educação, Centro Acadêmico de Vitória, Centro Acadêmico do Agreste, Departamento de Enfermagem e Núcleo de Educação Física e Desportos, as instalações foram entregues pelos alunos em perfeitas condições de funcionamento.

Inquérito administrativo para apurar agressões a professores
A Reitoria da UFPE também determinou a abertura de inquérito administrativo para apurar agressões sofridas por dois professores durante sessão do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) para ajustar o calendário acadêmico. Treze estudantes compareceram como convidados à reunião. Após o debate, foi aprovado, em votação, o reinício das aulas.

Os alunos discordaram do resultado e se colocaram na porta do auditório da Reitoria, onde ocorria a reunião, para evitar a saída dos conselheiros. Neste momento, um dos professores tentou sair, sendo fisicamente agredido pelos estudantes, o que gerou grande tumulto. Outro docente interferiu e também sofreu agressão.

Além dos procedimentos administrativos, a Reitoria vai tomar as medidas judiciais cabíveis para evitar novos casos de ocupação de prédios da Universidade.





Versão para impressão     Enviar para um amigo