- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

COMUNICADO DA UFPE: Reitoria solicita retorno ao funcionamento dos prédios ocupados, conforme acordo no MPF

Fonte: Imprensa UFPE

01/12/2016



A Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) solicita aos alunos que ocupam unidades acadêmicas da instituição o cumprimento da cláusula quarta do protocolo assinado na última segunda-feira (28/11), no Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco, definindo um modelo de atuação interinstitucional em relação às ocupações em instituições federais de ensino no Estado. A cláusula prevê “o direito de livre manifestação dos estudantes e o respeito às funcionalidades dos prédios ocupados”. O documento teve a assinatura dos advogados dos alunos e da gestão da UFPE, além de instituições como o MPF, a Defensoria Pública da União (DPU) e a Polícia Militar.

Caso os manifestantes não permitam, até as 17h da próxima sexta-feira (2/12), o funcionamento dos prédios que hoje se encontram fechados e com acesso regulado pelos ocupantes – descumprindo o acordo firmado no MPF –, a UFPE, por meio da Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5), entrará com uma ação de reintegração de posse na Justiça a fim de proporcionar a volta ao funcionamento normal dessas unidades.

A Reitoria reafirma que prioriza o diálogo com os estudantes desde o começo dos protestos na Universidade – iniciados em 17 de outubro com a ocupação do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) – contra a PEC 55, que estabelece um teto para os gastos públicos. Além de apoiar o trabalho das comissões locais de negociação, a Administração Central também instituiu uma comissão própria que tem buscado, diariamente, o diálogo com os ocupantes a fim de reabrir os prédios fechados à livre circulação.





Versão para impressão     Enviar para um amigo