- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Reitoria da UFPE se reúne com Justiça e órgãos relacionados para buscar saída negociada de estudantes da FDR

Fonte: Imprensa UFPE

17/11/2016



A Reitoria da UFPE participou de reuniões, durante esta semana (14/11), a fim de encontrar uma saída negociada e pacífica dos estudantes que ocupam a Faculdade de Direito do Recife (FDR) desde a quinta-feira (10/11). O reitor Anísio Brasileiro e a vice-reitora Florisbela Campos receberam, na Reitoria, representantes da Defensoria Pública da União (DPU), do Ministério Público Federal (MPF), docentes e direção da FDR, outros cinco diretores de centros, advogados dos estudantes, pró-reitores, procuradores federais e os parlamentares Marcelo Santa Cruz e Marília Arraes.

Depois de quase três horas, ficou acordado que a Reitoria e a FDR acatariam quatro dos nove pontos da pauta de reivindicações e os estudantes teriam até sexta-feira (18/11) para desocupar o prédio. Os termos do acordo, após aprovação dos estudantes, seriam a base para uma petição a ser encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), onde tramita recurso interposto na ação de reintegração de posse ajuizada na sexta-feira. O documento solicitaria uma suspensão temporária dos efeitos da decisão de reintegração obtida em primeira instância.

A Reitoria e a FDR, representada pelo diretor Francisco Queiroz, comprometem-se a “não retaliar os ocupantes, não colocar falta nos alunos da faculdade durante o período de ocupação, manter uma comissão de diálogo e agendar uma reunião do Conselho Universitário para pronunciamento sobre o calendário acadêmico”.

À tarde, o desembargador Cid Marconi Gurgel de Souza, em reunião no TRF, ouviu todas as partes envolvidas – direção da FDR, Reitoria, DPU, MPF, Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5), que representa judicialmente a UFPE, e advogados dos alunos. Ele aguarda, em nova reunião a ser realizada nesta quinta-feira (17/11, às 14h), no TRF, a entrega da petição, a ser assinada pela PRF e DPU, com os termos do acordo.

Uma comissão da Reitoria reuniu-se com os ocupantes, na FDR, e trataram dos termos do acordo, sendo acompanhados pela DPU, os advogados dos alunos e professores de Direito. Na quarta-feira (16/11), nova reunião  foi realizada para conclusão das discussões. O reitor Anísio Brasileiro disse que a reunião do Conselho Universitário pode ser realizada na sexta-feira pela manhã, com a presença de dois representantes de cada um dos centros acadêmicos.

“Nós criamos comissões específicas para cada centro, em conjunto com os diretores, para negociar a abertura desses prédios”, afirmou. Os prédios ocupados são os centros acadêmicos de Vitória (CAV), do Agreste (CAA), de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Artes e Comunicação (CAC), Ciências Jurídicas/Faculdade de Direito do Recife (CCJ/FDR) Educação (CE) e Biociências (CB), além do Núcleo de Educação Física e Desportos (NEFD), do Departamento de Enfermagem e dos Núcleos Integrados de Atividades de Ensino (Niates) CB-CCS e CFCH-CCSA.





Versão para impressão     Enviar para um amigo