- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

UFPE divulga Edital de Vestibular para Música e Dança. Inscrições estão abertas e podem ser feitas até 11/02, pela internet

Fonte: Imprensa UFPE

29/01/2016


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou o edital do Processo Seletivo Vestibular 2016 – UFPE para os cursos de graduação, em modalidade presencial, de Dança (licenciatura), Música/Canto (bacharelado), Música/Instrumento (bacharelado) e Música (licenciatura), todos para o Campus Recife da Universidade. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, até 11 de fevereiro, e serão efetivadas somente após o pagamento da taxa de inscrição de R$ 70.

O pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 12 de fevereiro, mediante quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil, conforme instruções na página eletrônica da Covest. No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção para um único curso, indicando as preferências por turno e entrada. As vagas por curso, modalidade, entrada e turno podem ser consultadas no edital.

São oferecidas 30 vagas para Dança (licenciatura), 60 para Música (licenciatura), quatro para Música/Canto (bacharelado) e 18 para Música/Instrumento (bacharelado). Serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas, por curso e turno, aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

O Processo Seletivo Vestibular 2016 – UFPE seguirá a seguinte estrutura: duas etapas para os cursos de Música/Canto (bacharelado), Música/Instrumento (bacharelado), Música (licenciatura) e três etapas para o curso de Dança (licenciatura). A primeira etapa é composta das seguintes provas do Enem 2015: 1) Prova I – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física; 2) Prova II – Matemática e suas Tecnologias: Matemática; 3) Prova III – Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; 4) Prova IV – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; 5) NPR – Nota da Redação do Enem 2015.

Dança

Os candidatos ao curso de Dança serão submetidos a mais duas etapas. Na segunda etapa, os candidatos farão um Teste de Habilidade Específica em Dança (THED), voltado para o desenvolvimento de aulas práticas. O THED será de caráter classificatório e eliminatório. A segunda etapa será realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro (14h às 18h), nas instalações do Curso de Dança (licenciatura), que funciona no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. Ao Teste de Habilidade Específica em Dança será atribuído o conceito apto ou inapto, sendo este último de caráter eliminatório. Se o candidato não comparecer à segunda etapa, será automaticamente eliminado do processo. O resultado obtido por cada candidato na segunda etapa será divulgado no dia 26 de fevereiro (até às 11h), na Secretaria do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE e no site da Covest.

Na terceira etapa, os candidatos ao curso de Dança considerados aptos no THED serão entrevistados. Esta etapa será realizada no dia 26 de fevereiro (13h às 18h30), nas instalações do Curso de Dança (licenciatura). E será atribuído o conceito apto ou inapto, sendo este último de caráter eliminatório. Se o candidato não comparecer a essa etapa, será automaticamente eliminado.

Música

Os candidatos aos cursos de Música/Canto (bacharelado), Música/Instrumento (bacharelado) e Música (licenciatura) serão submetidos a um Teste de Habilidade Específica de caráter classificatório e eliminatório. Os candidatos ao curso de Música/Canto (bacharelado) farão uma Prova de Percepção (PP) – peso 1, uma Prova de Teoria Musical (PTM) – peso 2, uma prova de Solfejo (PS) – peso 2 e uma Prova de Canto (PC) – peso 5, as quais terão caráter classificatório e eliminatório, em data, horário e local a serem divulgados no site da Covest.

Os candidatos ao curso de Música/Instrumento (bacharelado) farão uma Prova de Percepção (PP) – peso 1, uma Prova de Teoria Musical (PTM) – peso 2, uma prova de Solfejo (PS) – peso 2 e uma Prova de Instrumento (PI) – peso 5, as quais terão caráter classificatório e eliminatório, em data, horário e local a serem divulgados posteriormente na página eletrônica da Covest.

Os candidatos ao Curso de Música (licenciatura) farão uma Prova de Percepção (PP) – peso 2, uma Prova de Teoria Musical (PTM) – peso 2, uma prova de Solfejo (PS) – peso 3 e uma Prova de Habilidade Instrumental (PHI) – peso 3, as quais terão caráter classificatório e eliminatório, em data, horário e local a serem divulgados posteriormente no site da Covest. Cada nota obtida pelo candidato nessas provas será convertida para a escala de zero a dez pontos e o ponto de corte em cada uma das provas descritas anteriormente será quatro.

O Processo Seletivo Vestibular 2016 – UFPE será realizado pela Covest, sob supervisão da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) da Universidade. O conteúdo programático e demais instruções relativas ao processo estarão disponíveis no site da Covest.





Versão para impressão     Enviar para um amigo