- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

UFPE anuncia novas medidas para reforçar a segurança no Campus Recife e no seu entorno

Fonte: Imprensa UFPE

02/10/2015


O superintendente de Segurança Institucional da UFPE, Armando Nascimento, anunciou nesta quinta-feira (1º/10), durante entrevista coletiva, diversas medidas que foram tomadas pela Universidade e pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para reforçar as ações de segurança na UFPE e no entorno do Campus Recife. Atualmente, a UFPE conta com um efetivo de 688 profissionais atuando na segurança institucional, sendo 300 funcionários da Universidade, 193 terceirizados e os demais atuando nas portarias dos prédios e no controle de acesso dos veículos. Eles contam com 13 motos e 12 veículos para efetuar as rondas no campus.

Entre as medidas estão a ampliação das rondas dos veículos da Polícia Militar no entorno, a mudança no fardamento dos vigilantes da empresa terceirizada TKS para garantir mais visibilidade desses profissionais pelos estudantes e servidores e a implantação de 242 câmeras de segurança em todo o campus. A ampliação das rondas teve início nos horários de maior circulação de estudantes.

O reforço das rondas e aumento do policiamento foram definidos durante reunião (30/09) do reitor Anísio Brasileiro com o secretário de Defesa Social, Alexandre Carvalho, o secretário executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos, o comandante da PMPE, coronel Antonio Pereira Neto, e o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros. O reitor também se reuniu com o governador Paulo Câmara e entre os assuntos do encontro estava a necessidade de melhoria do sistema de transporte que atende a comunidade universitária. Ao prefeito Geraldo Júlio, o reitor vai solicitar melhoria na iluminação da área externa do campus e da BR-101, também como medida de apoio às ações de segurança.
Armando Nascimento destacou que houve a redução de 68,97% no número de roubos registrados no campus, havendo, contudo, uma ampliação de 24% nesse tipo de ocorrência no entorno, comparados os dados de janeiro a setembro de 2014 com os de 2015.
“Atuamos de forma integrada com o 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Polícia Federal e Delegacia da Várzea”, destacou o superintendente.

Ele disse que, até o final do primeiro semestre de 2016, serão instaladas 242 câmeras de segurança em todo o campus. Atualmente, são 20 câmeras espalhadas. Todo este aparato tecnológico terá interface com o sistema Ciods (Centro Integrado de Operações de Defesa Social) e com a central da Polícia Federal (PF). Numa segunda etapa, será implantado o controle eletrônico de acesso ao campus, facilitando o monitoramento pela UFPE e pelos demais órgãos de segurança. Como ação auxiliar, a UFPE fez este ano a troca das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED no campus, podendo haver a ampliação de postes de iluminação em alguns locais
Em relação à área da UFPE que fica no bairro do Engenho do Meio, o superintendente destacou que a equipe da SSI participou de uma reunião com a comunidade do bairro e a PM, tendo sido definido o reforço do policiamento nessa área, onde ficam localizadas a Casa da Estudante Feminina e o Núcleo de Apoio a Eventos (NAE). Além disso, será instalado um caminho saindo da Casa da Estudante Feminina em direção à Reitoria, evitando o deslocamento por fora do ambiente universitário.





Versão para impressão     Enviar para um amigo